CALIBRAGEM DOS PNEUS:
Manter a
calibragem dos pneus correta pode fazer a diferença entre estar em
condições de fazer uma curva ou "seguir reto". As motos com pneus entre
170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa devem usar de 38 a 40
libras (pneu quente).
OBS: O pneu quando aquece pode por dilatação
do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto significa que um pneu
calibrado frio e usado em condições quentes como uma viajem com mais de
45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode chegar a 48 libras,
deixando seu pneu muito duro, perdendo sua aderência quando você mais
precisa, nas curvas.
Já o dianteiro deve usar 4 libras a menos que o
traseiro pois seu volume cúbico é menor. Se você preferir utilize
Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de dilatação mais
elevado e isto mantém mais estável a calibragem. Resumindo, quando você
for andar na cidade, calibre no máximo, mas quando for para estrada,
lembre de acertar sua calibragem para menos, mantendo a melhor
performance dos seus pneus.
TROCA DOS PNEUS:
Quando você for
trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em
máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca
lembre que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante
escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo!
Mas como
evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer
tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área
de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no
pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa.
Quando trocar?
Geralmente os pneus originais agüentam em torno de 10.000 km nas
esportivas e 12.000 km nas custons, mas independente disso se você
perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não
hesite, troque-os. Outra maneira é se caso você começar a perceber que a
moto está um pouco instável especialmente em curvas, examine primeiro a
calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus.
Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros
que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros
mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no
asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.
Fonte: http://americanamotoclube.com/dicas.asp
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